Emprego na indústria recua 0,4% em setembro
O emprego na indústria brasileira caiu 0,4% em setembro na comparação com agosto, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (Ibge) nesta terça-feira (12). Na comparação com setembro de 2012, o total de pessoal ocupado na indústria recuou 1,4%.
Este foi o quinto mês consecutivo de retração no emprego industrial, de acordo com o instituto. O contingente de trabalhadores teve redução em 12 dos 14 locais pesquisados. O principal impacto negativo foi observado na região Nordeste (-6,3%).
Os destaques negativos foram os Estados de Pernambuco, com queda de 6,5%; Bahia, com recuo de 6,4%; Rio Grande do Sul, baixa de 1,4%; Minas Gerais, queda de 1,2%, e São Paulo, com 0,8% a menos.
A pesquisa ainda mostrou que o número de horas pagas na indústria caiu 0,6% em setembro na comparação com agosto, descontando-se os efeitos sazonais. Na comparação com igual mês de 2012, as horas pagas recuaram 1,5%, enquanto o acumulado do ano teve baixa de 1%. No acumulado em 12 meses, o número de horas pagas caiu 1%.
O Ibge observou que a folha de pagamento real teve alta de 1,6% na passagem de agosto para setembro, já descontando os efeitos sazonais. Em relação a setembro de 2012, a folha de pagamento real subiu 2,5% enquanto no acumulado do ano o indicador avançou também 2,5%.
No acumulado em 12 meses, o índice subiu 3,8%.
FONTE: UOL